GC Contábil

// Notícias

Contratando uma assessoria contábil



É crescente a busca de empreendedores por escritórios externos para auxiliar no dia a dia da empresa. Uma assessoria contábil é um excelente apoio para seu negócio, para mas não trabalha sozinha. A GC Contábil tem experiência na área de assessoria contábil em Recife.

Um erro comum entre pequenos empresários é não conhecer o básico necessário sobre gestão financeira e tributária para seus negócios. Acabam desconhecendo a importância da contabilidade: mais do que solução de obstáculos desnecessários, ela é um importante instrumento à disposição da gestão da empresa.

Quanto mais o administrador souber de contabilidade, mais uma assessoria contábil irá conseguir ajudá-lo, e tudo isso começa com a escolha de um bom escritório.

Como escolher uma empresa de contabilidade?

Com o advento da Internet, a troca de serviços ficou bem menos dependente da proximidade física. Hoje em dia, o empreendedor pode procurar por escritórios de contabilidade em qualquer lugar do Brasil – e do mundo.

Embora a assessoria possa, via de regra, ser feita sem problemas só por meio digital e uma infinidade de opções esteja facilmente disponível na web, é importante ser criterioso e procurar um bom serviço.

As legislações de tributos variam entre municípios e estados brasileiros; o empresário não precisa contratar uma assessoria sediada no município de seu empreendimento, mas ela deve conhecer a legislação em vigor na cidade.

Os valores e formas de cobrança variam de acordo com a assessoria e o pacote de serviços. Por isso, esteja atento a quais serviços estão sendo contratados. A forma mais justa de cobrança é o preço dependente da demanda de trabalho e a divisão de serviços por área: contábil, trabalhista, legal e fiscal.

O serviço contábil exige atenção, esforço e conhecimento. Assim, como qualquer outra profissão, quase sempre “barato” significa “pior”. Tome cuidado com escritórios que anunciam serviços extras gratuitos ou preços módicos. Um bom contador precisa receber um salário justo por um trabalho de qualidade. Isso serve como garantir de que o profissional que você está contratando é competente e segue as regulamentações de seu Conselho Regional de Contabilidade, a quem você pode recorrer caso se sinta prejudicado por ele.

Como funciona a relação entre empresa e assessoria contábil?

É muito importante que empresário e contador sejam colaboradores. O empreendedor deve passar a conhecer os impostos que incidem sobre sua atividade. Uma relação direta é uma oportunidade de aprendizado sobre um aspecto importante de qualquer negócio e facilita a comunicação entre empresa e assessoria.

No início do mês, a empresa deve enviar todos os documentos fiscais, financeiros, trabalhistas e contábeis para a o escritório de contabilidade. Esta, por sua vez, fará os registros importantes e mandará de volta os documentos junto com o cálculo de impostos a serem pagos. O contador não é um intermediário para realizar pagamentos: eles devem ser efetuados diretamente pela empresa.

Com a assessoria só permanecem o contrato firmado, documentos de constituição e alguns livros fiscais e contábeis. A empresa deve solicitar periodicamente balancetes, certidões negativas e outros documentos e é ela a responsável por arquivar seus próprios documentos.

Num país de grande complexidade tributária como é o nosso, uma boa assessoria significa também ganhos para o caixa da empresa e apoio para concentrar-se na gestão dos negócios. Contabilidade também é investimento.

Quer saber mais? Veja aqui nosso menu de serviços e agende uma visita.